Todos sabem que a primeira base é a única cuja corrida em direção a ela permite que o corredor pise e siga sem correr o risco de ser eliminado por um tag. Porém, há um erro comum de interpretação de regra quando falamos da corrida para a primeira base. Muitas pessoas dizem que ao se passar correndo pela primeira base o corredor deve pisar nela e seguir reto ou pisar nela e virar a direita caindo em território foul para que o retorno à base seja sem risco de ser eliminado por um tag. Na realidade não há nenhuma regra que especifique a direção em que o jogador tem que correr após pisar na primeira base. A regra diz que o jogador não pode ser eliminado por tag após pisar na primeira base e seguir, contanto que ele imediatamente retorne a ela.Então se um jogador pisa na primeira base e mostra a imediata intensão de voltar à ela, não importa para onde ele corra, ele tá livre de ser eliminado por tag.

Claro que isso depende da interpretação do árbitro e não do fato do jogador ter ido para território foul ou não após pisar na primeira base, por isso costumamos dizer que se você não tem a intensão de tentar a segunda base (e a bola está vindo em direção à primeira base), chegue à primeira base com toda a sua velocidade, pise nela e siga adiante ou entre em território foul para não gerar má interpretação do árbitro.

Um detalhe na regra tem a ver com retornar imediatamente à base. Por exemplo, se um jogador passa pela primeira base, pensa que está eliminado e segue em direção ao banco de reservas ou para sua posição de defesa, ele pode ser eliminado por tag nele ou na base. Portanto temos que ter cuidado para saber o que está acontecendo no jogo.

Embora não esteja escrito em nenhum livro de regra, o corredor ter permissão de pisar na primeira base e seguir é provavelmente baseado no fato de que o momento do corredor não permite que ele pare na base. Então tenha em mente que o simples fato de chegar à primeira base não te deixa livre para sair dela. Se você chegar à primeira base e lá ficar sem precisar passar correndo sobre ela, permaneça nela, pois o jogo está valendo e você pode ser eliminado por tag caso saia dela. Da mesma forma, se você pisou na base e passou correndo, retorne, pise na base e fique nela até ter certeza que não pode ser eliminado por tag.

O defensor também tem que estar atento e fazer suas interpretações da intensão do corredor. Se ele acha que o corredor tentou ir para a segunda base o tag tem que ser dado antes que o corredor retorne à primeira base, daí se o tag é válido ou não quem vai dizer é o árbitro. Vale salientar que o corredor tentar se esquivar do tag não habilita a tentativa de ida à segunda base. O árbitro pode simplesmente desconsiderar o tag por interpretar que o corredor não fez tentativa de ir à segunda base.

 

16238