Dizemos que jogador de outfield só elimina em bolas aéreas. De fato, um jogador de outfield que recebe uma bola que tocou o chão e tenta eliminar um adversário em sua corrida pode prejudicar seu time permitindo um avanço ainda maior não apenas deste corredor, como de outros que estejam em base. Portanto, quando um jogador de outfield recebe uma bola que tocou o chão, deve ter por objetivo prevenir o avanço dos corredores e não eliminá-los.

Com jogadores em base o cutoff pode ser ainda mais importante, mas torna-se mais complicado. Vamos ver alguns desenhos explicativos sobre as posições dos jogadores e dos arremessos para que o cutoff seja bem feito em casos de haver jogadores em base.

Cutoff com jogador na primeira base.

Lembrem que bolas no outfield com jogador na primeira base devem ser arremessadas para a terceira base.

Em bola rebatida para o rightfield o cutoff man (o homem que faz o corte) é o short stop. Isso por que o jogador de segunda base entra em sua base para o caso do corredor ser pego na corrida e haja um rundown. Se for mais fácil usar o segunda base como cutoff man, o short stop tem que entrar na segunda base. Notem que o pitcher e o leftfielder correm para fazer a cobertura da terceira base.

-

Em bola rebatida para o centerfield a situação é semelhante a anterior. O cutoff man é o short stop e o segunda base entra em sua base. As coberturas são semelhantes.

-

Em bola rebatida para o leftfield o cutoff man também é o short stop.

-

Cutoff com jogador na segunda base.

Jogador em segunda base é considerado jogador em posição de anotar corrida, ou seja, quase sempre que uma bola passa para o outfield, o jogador que está na segunda base deve correr em direção ao home plate. A exceção se faz caso o treinador de linha o oriente a ficar na terceira base. O objetivo desse cutoff é fazer com que o jogador que estava na segunda base avance no máximo até a terceira base ou seja queimado em seu caminho ao home plate.

Em bola rebatida para o rightfield ou para o centerfield o cutoff man é o jogador de primeira base. Neste caso o jogador de segunda base entra na primeira base. Notem que o pitcher faz a cobertura do catcher, enquanto que o short stop entra na segunda base. O jogador de segunda base também pode ser o cutoff man, mas o fato dele está mais longe do catcher reduz a potência do corte. Obviamente que o jogador escolhido para ser o cutoff vai depender da rebatida e jogadores envolvidos na jogada.

-

Em bola rebatida para o leftfield o cutoff man é o jogador de terceira base, enquanto o short stop entra na terceira base. O short stop também pode ser usado como cutoff man. Mais uma vez o pitcher faz a cobertura do catcher.

-

Lembrem que um jogador na terceira base pontua facilmente em uma bola que passe para o outfield e não seja pega no ar, portanto não adianta tentar queimar tal jogador no home plate.

16238