O termo cutoff significa fazer corte. No beisebol ele é utilizado para nomear a jogada onde um jogador de infield intervém no arremesso de um jogador de outfield para que a bola chegue mais rápida e com velocidade no seu destino. O cutoff é utilizado sempre que uma bola é rebatida a uma longa distância, normalmente atrás da posição original do jogador de outfield, ou quando se sabe que o jogador de outfield não tem o arremesso forte o suficiente para fazer a bola chegar com velocidade ao destino. Para que o cutoff seja bem feito, tanto os jogadores de infield quanto de outfield tem q saber a situação de jogo para saber se posicionar e para quem arremessar, respectivamente.

Aqui vão alguns desenhos explicativos sobre as posições dos jogadores e dos arremessos para que o cutoff seja bem feito caso não haja jogadores em base.

Cutoff sem jogadores em base

Lembrem que bolas no outfield sem jogadores em base devem ser arremessadas para a segunda base.

cutoff 01Em bola rebatida para o rightfield o cutoff man (o homem que faz o corte) tem que ser o segunda base. Vejam a movimentação dos outros jogadores. Notem que o short stop é quem corre para ficar na segunda base esperando a bola. Já o terceira base e leftfield fazem a cobertura do short stop. Notem também que o catcher corre em direção a primeira base para o caso do corredor ser pego no meio das bases e haver um rundown.

-

cutoff 02Em bola rebatida para o centerfield a situação é semelhante a anterior. O cutoff man é o segunda base e o short stop ocupa a segunda base. Neste caso o pitcher da cobertura ao short stop. Notem que os dois outros outfielder estão correndo para dar cobertura ao centerfielder.

-

cutoff 03Bola rebatida para o leftfield também tem que ser arremessada para a segunda base. Nesse caso o cutoff man tem que ser o short stop e quem entra na segunda base é o jogador da segunda base. Notem que tanto o primeira base quanto o rightfielder podem dar cobertura ao segunda base.

 

16238